A pareidolia é um fenômeno psicológico no qual o cérebro humano interpreta estímulos vagos ou aleatórios — como imagens, sons ou formas — como algo familiar e significativo.

Veja a semelhança dessa formação rochosa com o formato do mapa do Piauí e o mais impressionante ainda é também a localização do mapa de Castelo do Piauí, inexplicavelmente no mesmo lugar também na rocha ( a figura de baixo é o mapa do Piauí com destaque em vermelho para a cidade de Castelo do Piauí)



É o que acontece, por exemplo, quando enxergamos rostos em nuvens, montanhas, rochas, florestas, superfícies embaçadas ou até em objetos do dia a dia.

consegue ver uma imagem de uma santa na  foto abaixo ?


O fenômeno não se limita ao campo visual: ele também pode ocorrer com sons. É comum, por exemplo, que algumas pessoas ouçam palavras ou frases escondidas em músicas tocadas ao contrário ou em ruídos aleatórios.


A palavra pareidolia vem do grego para (“junto de” ou “ao lado de”) e eidolon (“imagem”, “figura” ou “forma”).

Trata-se de um tipo de apofenia, termo mais amplo que designa a tendência humana de encontrar padrões significativos em informações aleatórias.

Em outras palavras, a pareidolia mostra como nossa mente está constantemente buscando sentido e familiaridade no mundo ao nosso redor — mesmo quando eles não existem de fato.



Texto: Augusto Júnior 
Fotos: Augusto Júnior e Juscelino Reis.