O Blog do Augusto Júnior continua trazendo belas histórias do futebol castelense do passado e desta vez falaremos do espetacular Mangueira Futsal, time que brilhou na época de ouro do futebol de salão em Castelo do Piauí.

Para muitos cronistas esportivos de Castelo, o período que vai do início da década de 1970 até meados de 1990 foi auge do futebol castelense tanto de campo como o de quadra, em que  reunindo um leque muito grande de bons jogadores e de um bom número de boas equipes onde travaram duelos épicos e rivalidades históricas.

O ano de 1987 marcou o inicio da história curta, mais gloriosa do Mangueira Futsal, equipe formada por um grupo de amigos tendo a frente Alcides Cardoso, um dos idealizadores do projeto do time onde reuniu os atletas para formarem a esquadra mangueirense.

O primeiro titulo do Mangueira Futsal foi o Campeonato Castelense de Futsal vencendo na final o poderoso Ajax de Cacá Miguel, os jogos eram disputados na antiga quadra do Projeto Sertanejo na Avenida Antonino Freire.

No ano seguinte o time conquista mais um título, desta vez o torneio da Semana Cultural, derrotando também um dos grandes do futsal da época, o time da RFFSA que tinha como um dos organizadores, Zé Luís.


Segundo Alcides Cardoso o time permaneceu na ativa até o inicio da década de 1990 quando houve muitas saídas de jogadores e faltavam mais pessoas para ajudar na organização do grupo. Porém o pouco tempo de existência da equipe trouxe brilho ao futsal castelense e muita rivalidade, sadia, diga-se de passagem, deixando saudades daqueles bons tempos de glórias e de diversão com o futebol.

Foi muito gratificante ter participado da formação do time e de ter atuado junto a grandes jogadores como Machado Neto, Edvan (Capão), Júnior Liberato (in memorian), Deley (Capacete), Keginaldo e Oncinha (Campo Maior), Júnior do Zezé (Brungal) dentre tantos outros, lembra Alcides.

Muitos castelenses lotavam as dependências da quadra do sertanejo para ver os jogos, torcer e vibrar com jogadas daqueles grandes jogadores. Quem os viu jogar sabe do que estamos falando.

Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.

Fonte: Alcides Cardoso.

Matéria publicada originalmente na coluna CDP Esporte do Portal CDP