Revivendo os bons momentos do futebol castelense, o Blog do Augusto Júnior traz mais uma bela história dos times que brilharam nos campos e nas quadras em Castelo do Piauí, o Unijax.
Oriundo da fusão do União Futebol Clube, time de um grupo de amigos castelenses e que tinha como presidente o entusiasta João Chagas, com o Ajax Futebol Clube, comandado por Cacá Miguel.O Unijax se tornou um dos grandes de nosso futebol de todos os tempos, principalmente nas décadas de 80 e 90.
União Futebol Clube
De acordo com João da Cruz Moreira (João Chagas), no início o clube se formou da união de alguns jovens amigos que estavam a fim de disputarem um torneio de futebol de salão, mas que não tinham um uniforme para a disputa da competição nem tampouco apoio para as eventuais despesas.
João Chagas tinha acabara de chegar de São Paulo e na bagagem trazia consigo um fardamento completo com camisas, calções e meiões, parecendo prevê o futuro. João sempre disposto ajudar e esses jovens na sua grande maioria eram todos seus conhecidos, apoiou a rapaziada e se tornou o primeiro presidente do União, o novo time da cidade.
No seu primeiro campeonato, o União foi vice-campeão em torneio disputado na quadra do Projeto Sertanejo. Ah os jogos da quadra do Sertanejo, eram muito bons. Porém as glórias só vieram depois, quando foi duas vezes campeão no mesmo dia.
Como é isso campeão duas vezes no mesmo dia? Sim, uma à tarde no campo local e outra à noite, na quadra do Sertanejo, ambas pelo torneio da Semana Cultural, que, diga-se de passagem, era uma das melhores competições da época. As disputas eram muito boas e havia grande envolvimento de todos, tanto organização quanto competidores.
Infelizmente não temos fotos do União, mais vale ressaltar e citar aqui alguns nomes dos atletas que defenderam e honraram as cores do time: Rivelino Mesquita, craque de bola que depois teve passagens até pelo futebol profissional em Santa Catarina, atuando pelo atlético de Ibirama, Edmilson, Tiribiziu, Chico Longo (técnico e jogador), Erisvaldo Batista, Júnior Miguel, Amaral Sampaio, César Paulino, Zé Paulino, Leó, Josimar (Tucum), dentre outros.
Duas historinhas rápidas envolvendo atletas do União, a primeira é a de Edmilson que era jogador de linha mas teve que ser improvisado na meta por causa da falta de um bom goleiro no time mais que com isso se transformou em um dos grandes arqueiros de nosso futsal, um verdadeiro paredão.
A outra é a de Júnior Miguel que teve muito destaque vestindo a camisa do União e talvez tenha sido o primeiro jogador a fazer um contrato recebendo dinheiro para defender outra equipe castelense. Júnior se transferiu na época para o Pró-álcool.
Em uma época em que se jogava por amor à camisa e que a rivalidade era só dentro de campo, o futebol castelense teve seus melhores momentos. Idealizado por Cacá Miguel (presidente) e Adelino Neto (técnico e vice-presidente), nasce o Ajax Futebol Clube, time que brilhou no futebol de Castelo. O Ajax era uma verdadeira máquina de vencer campeonatos. O time é detentor de uma das melhores séries invictas do nosso futebol.
Segundo Cacá Miguel, a equipe passou 30 jogos sem saber o que era derrota, com 28 vitórias e apenas dois empates. “O time era muito bom, tinha com um bom goleiro, uma zaga forte, os laterais apoiavam bem, os volantes que marcavam muito e também sabiam sair para o jogo com um bom passe, os meio-campistas faziam toda a diferença com suas técnicas refinadas e a linha de frente era espetacular, deixava qualquer zaga adversária assustada”, completou o então presidente. Que disse ainda que o Ajax teve um dos melhores goleiros do nosso futsal, o Valdeci, filho do saudoso Xérosa.
A longa invencibilidade foi perdida para um time da cidade de São João da Serra em jogo muito acirrado com placar de 3 x 2 para o adversário com gol de falta de Chico Bertô (nosso amigo Chico Barbudo) no antigo campo local onde hoje é a subestação de energia elétrica de Castelo.
O Ajax também representava Castelo em jogos contra seleções de outras cidades e até contra times profissionais do Piauí, como o Esporte Clube Flamengo (Flamengo do Piauí), que veio muitas vezes jogar em nossa cidade.
Fusão
No final da década de 80, os dois times se juntaram para formar o Unijax Futebol Clube, que veio para consagrar e aumentar a rica sala de troféus dos clubes já existentes. Além de títulos no campo, o Unijax se tornou também forte no futebol de salão onde misturou a juventude e garra dos jogadores do União, com a experiência e habilidade dos atletas do Ajax.
Os principais torneios da época, como os da Semana Cultural, e os torneios realizados pela Rádio AM Cidade de Castelo, ficavam sempre com o Unijax.
Segundo Edmilson, ex-jogador, ele e Rivelino receberam duas propostas irrecusáveis para sair do clube. Uma da RFFSA e outra da Mangueira, rivais da época, porém ambos não aceitaram e permaneceram no elenco do Unijax por conta da amizade dos companheiros de clube.
Essa é a história de um dos grandes times do futebol de todos os tempos, onde a falta de incentivo era compensada pelo simples prazer de jogar futebol e se divertir. Os jogadores honravam as camisas dos clubes que defendiam.
Texto: Augusto Vúnior Vasconcelos.
Informações: Cacá Miguel; Edmilson; João Chagas; Júnior Miguel e Chico Longo
(in memorian).
Publicado no Blog CDP Esporte no Portal CDP e atualizada agora no Blog do Augusto Júnior,
3 Comentários
Um espetáculo, essas fotos do Ajax e unijax...times históricos de Castelo do piaui dos anos 80 e início dos anos 90.
ResponderExcluirParabéns Augusto Júnior. Continue contando histórias do nosso futebol. Época maravilhosa de grandes jogadores.
Obrigado Adilson, continue acessando o blog.
Excluir👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluir