Em um passado não muito distante, entrar nesse lugar era muito temido e perigoso haja vista a luminosidade do local ser muito pouca ou até mesmo quase não existir e ainda tinha o advento de animais ferozes como onças e peçonhentos com cobras de várias espécies além de ser moradia para abelhas e marimbondos.

Distante cerca de 20 km da sede do município de Castelo do Piauí, região norte do estado, A Pedra do Castelo é um monumento natural formado por vários blocos de arenito que interligados dão à impressão de ser uma única estrutura. Possui aproximadamente 18 metros de altura e 13 compartimentos internos e sua arquitetura lembra um castelo dos mais imponentes do período medieval europeu.

Achado da imagem

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu por volta do ano de 1742 quando populares estavam na Pedra do Castelo que nesse tempo ainda não tinha esse nome.  Foi no místico Quarto Escuro da suntuosa rocha que os fiéis devotos de Nossa senhora do Desterro acreditam que a imagem da santa padroeira de Castelo do Piauí teria sido encontrada. Imagem esta esculpida do próprio arenito, postada como se fosse um altar natural na gruta.

A imagem foi levada para a sede da Fazenda Rancho dos Patos onde ficou nos primeiros dias. Depois foi construída uma pequena capela para a santa de devoção do lugar que deu origem a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos e posterior Vila de Marvão, atual cidade de Castelo do Piauí.

A fama de seus poderes foi se espalhando por todas as regiões do Piauí. De acordo com os mais antigos moradores da região de Marvão, a imagem da santa padroeira que enfeitava as paredes da capela, se encantava e misteriosamente sumia sem deixar rastro ou vestígios para retornar ao seu lugar na lendária caverna.

Os populares que já haviam procurado por todas as partes na vila foram até a gruta  e estava ela. A história do sumiço da imagem aconteceu repetidas vezes, até que um dia para que isso não mais ocorresse, resolveram acorrentá-la trancá-la dentro de um baú.

No outro dia qual não foi à surpresa de todos, a santa não se encontrava onde foi guardada. Isso fez os poucos moradores da fazenda voltar à Pedra do Castelo para procurar, só que desta vez não tiveram sucesso e nada foi encontrado.  Os mais devotos romeiros de Nossa Senhora do Desterro dizem que munidos de vela benta e com muita fé, ainda veem a santa nas fendas do interior do castelo rochoso e conseguindo sentir sua forte presença.

O turismo religioso é o responsável por atrair o maior fluxo de visitação à Pedra do Castelo e essa história tem íntima relação para que a Vila de Marvão fosse escolhida para ser uma das primeiras vilas da então província do Piauí somado ao pequeno núcleo de povoamento da Fazenda Rancho dos Patos que servia de corredor migratório e ser região limítrofe com o vizinho estado do Ceará na época da expansão das fazendas de gado no Brasil colônia.

Sua festa litúrgica é celebrada em 26 de dezembro que é feriado municipal em Castelo do Piauí. Os festejos acontecem de 16 á 26 de dezembro, período em que a cidade recebe um número grande de visitantes.

Acesse e se inscreva no canal do Blog do Augusto Júnior no YouTube.

YouTube.com/blogdoaugustojunior

Texto: Augusto Júnior Vasconcelos

Fotos: Augusto Júnior Vasconcelos e Maciel Bezerra.

Apoio Cultural: