Castelo é um tipo de estrutura fortificada, construída na Europa durante a Idade Média pelos nobres europeus. A palavra castelo é definida pelos estudiosos, como sendo a residência particular fortificada de um nobre, sendo diferente de palácio, que não é fortificado. Originalmente os materiais para a construção de um castelo eram terra e madeira, mas posteriormente foram substituídos por pedras. Os primeiros castelos geralmente exploravam as defesas naturais e dependiam de uma torre central.
A cidade de Castelo do Piauí que dista 190 km da capital do estado é também conhecida como a Terra dos Castelos em referência aos castelos de pedra espalhados pela vasta extensão do município. São no mínimo três castelos naturais originados pelo intemperismo físico com significativa ação da erosão diferencial que moldou a rocha sedimentar em um trabalho de milhões de anos, deixando em formatos que a arquitetura lembra as construções na Europa do período medieval.
O mais conhecido, famoso e imponente é a Pedra do Castelo, uma formação arenítica com treze compartimentos internos que interligados dão a impressão de ser uma única estrutura. Os outros dois estão nas localidades Barrocas dos Miguel e nos Tucuns dos Miguel, ambos com menos compartimentos, porém de beleza rara e tão belos quanto ao primeiro.
Em todos os castelos existem fortes indícios da presença do homem primitivo que deixou suas marcas nas paredes rochosas através das inscrições rupestres (pinturas e gravuras) e são cercados e envoltos de muito misticismo e lendas.
História de Castelo do Piauí
A origem de Castelo do Piauí data do início do século XVIII quando chegaram os primeiros habitantes no lugar denominado Rancho dos Patos, que inicialmente era o nome de uma fazenda de gado, sendo posteriormente elevada à categoria de freguesia em 1742 sob invocação de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos do Poti, tendo sido depois elevada à categoria de Vila e sede municipal, por carta régia datada de 19 de Junho de 1761, com a denominação de Marvão.
Esse ato doou uma légua de terra em quadra para patrimônio de sua municipalização. A instalação do novo município deu-se no dia 13 de Setembro de 1762, sendo uma das primeiras vilas criadas na província do Piauí.
O nome Vila de Marvão foi modificado para Vila de Castelo em 1890 pelo Decreto-Lei Nº 02, de março do referido ano, mas em decorrência da legislação federal que proibia a duplicidade de nomes entre cidades e vilas brasileiras, o município voltou à sua denominação primitiva de Marvão.
Em 15 de Dezembro de 1948 pelo Decreto Estadual Nº 147 foi elevado à categoria de cidade e passou a denominar-se Castelo do Piauí, com a instalação solene só acontecendo no dia primeiro de Janeiro de 1949.
Antigo ECB Castelo Clube
Essa é a fachada do antigo ECB Castelo Clube, uma construção erguida no ano de 2005 e que sua arquitetura se assemelha as construções da Idade Média. Inspirado nos castelos medievais europeus, a imponência de sua fachada caracteriza bem o nome da simpática e próspera Castelo do Piauí.
O designe é do Mago da Fotografia Juscelino Reis, que além de ter muita percepção para fotos, é um excelente profissional da área.
No passado o local era o Hawaí Clube, um dos principais pointes de entretenimento da cidade nos anos 80 e 90. Hoje o prédio é do castelense Osmano Moura, empresário que atua no ramo da construção civil no estado São Paulo.
Texto: Augusto Júnior Vasconcelos
Fotos: Juscelino Reis e Stanley Moore.
Apoio Cultural:
0 Comentários