A origem de Castelo do Piauí data do início do
século XVIII quando chegaram os primeiros habitantes no lugar
denominado Rancho dos Patos (ou Rancho do Prato), que inicialmente era o nome
de uma fazenda de gado, sendo posteriormente elevada à categoria de freguesia
em 1742 sob invocação de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos do Poti,
tendo sido depois elevada à categoria de Vila e sede municipal, por carta régia
datada de 19 de Junho de 1761, com a denominação de Marvão.
Segundo a carta de Antonio Morais Durão 1772, a Vila de Marvão não passava de três casas, no sitio mais fúnebre e seco da mesma e ainda ameaçada pelo banditismo vindo do Ceará, que se valiam do isolamento da vila para se refugiarem nestas terras. Ainda de acordo com a carta não havia cadeia, câmara como o mais.
O nome de nosso município foi inspirado na Pedra do Castelo, uma mística e lendária formação rochosa semelhante a um castelo medieval que é o principal cartão postal da cidade, que por sua vez, recebeu esse nome dos primeiros colonizadores devido a sua aparência com o Castelo de Marvão, situado na cidade portuguesa de Marvão, na região do Alentejo.
Por causa de sua importância histórica e arqueológica, possui uma das maiores concentrações de arte rupestre do Piauí e com inúmeros atrativos naturais como cânions, cachoeiras e várias formações rochosas de formas variadas. A cidade de Castelo do Piauí é hoje um dos principais destinos turísticos do Piauí. Também existem no município muitos indícios de trabalho escravo oriundos do período colonial brasileiro na então vila de Marvão.
Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.
Apoio Cultural:
2 Comentários
Muito bom texto!
ResponderExcluirMuito obrigado.
Excluir