A origem de Castelo do Piauí data do início do século XVIII quando chegaram  os primeiros habitantes no lugar denominado Rancho dos Patos (ou Rancho do Prato), que inicialmente era o nome de uma fazenda de gado, sendo posteriormente elevada à categoria de freguesia em 1742 sob invocação de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos do Poti, tendo sido depois elevada à categoria de Vila e sede municipal, por carta régia datada de 19 de Junho de 1761, com a denominação de Marvão. 

Esse ato doou uma légua de terra em quadra para patrimônio de sua municipalização. A instalação do novo município deu-se no dia 13 de Setembro de 1762, sendo uma das primeiras vilas criada na província do Piauí.

Contudo, é a partir da posse do primeiro Presidente da Província do Piauí, em 1759, como parte da política do Marquês de Pombal de reestruturação do Estado português, que instaura-se de maneira um tanto mais generalizada uma organização municipal no Piauí. Com efeito, em 1762, por força de Carta Régia de José I, vindo de Portugal datado de 19 de junho de 1761, seis das sete Freguesias então existentes no Piauí são transformadas em vilas.

O nome Vila de Marvão foi modificado para Vila de Castelo em 1890 pelo Decreto-Lei Nº 02, de março do referido ano, mas em decorrência da legislação federal que proibia a duplicidade de nomes entre cidades e vilas brasileiras, o município voltou à sua denominação primitiva de Marvão. Em 15 de Dezembro de 1948 pelo Decreto Estadual Nº 147 foi elevado à categoria de cidade e passou a denominar-se Castelo do Piauí, com a instalação solene só acontecendo em 01 de Janeiro de 1949.

Segundo a carta de Antonio Morais Durão 1772, a Vila de Marvão não passava de três casas, no sitio mais fúnebre e seco da mesma e ainda ameaçada pelo banditismo vindo do Ceará, que se valiam do isolamento da vila para se refugiarem nestas terras. Ainda de acordo com a carta não havia cadeia, câmara como o mais.

O nome de nosso município foi inspirado na Pedra do Castelo, uma mística e lendária formação rochosa semelhante a um castelo medieval que é o principal cartão postal da cidade, que por sua vez, recebeu esse nome dos primeiros colonizadores devido a sua aparência com o Castelo de Marvão, situado na cidade portuguesa de Marvão, na região do Alentejo.

Por causa de sua importância histórica e arqueológica, possui uma das maiores concentrações de arte rupestre do Piauí e com inúmeros atrativos naturais como cânions, cachoeiras e várias formações rochosas de formas variadas. A cidade de Castelo do Piauí é hoje um dos principais destinos turísticos do Piauí. Também existem no município muitos indícios de trabalho escravo oriundos do período colonial brasileiro na então vila de Marvão.

 


Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.

Apoio Cultural: