Abdias da Costa Neves nasceu em Teresina em 19 de novembro de 1876. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (1898) e professor de inglês, alemão e lógica do Liceu Piauiense e de pedagogia da Escola Normal.  Também era Procurador da Fazenda e Juiz de Direito de Piracuruca e Juiz federal substituto.


Foi Senador da república de 1915 a 1924, chegando a ser 1º Secretário do Senado federal. Em Teresina desenvolveu intensa atividade educacional e jornalística, diretor dos educandários Ateneu Piauiense, 24 de Janeiro e São Vicente de Paulo, era redator de O Norte, O Estafeta e Jornal de Notícias, sendo um dos fundadores de A Pátria, e depois fundou os jornais  A Notícia e O Dia.

Ao deixar o Senado, exerceu o cargo de Juiz distrital da antiga Vila de Marvão, hoje cidade de Castelo do Piauí. Era Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e membro da Academia Piauiense de Letras.

Publicou os livros, A Guerra do Fidié (história), Imunidades Parlamentares, Um Manicaca (romance), Psicologia do Cristianismo, Autonomia Municipal, O Piauí na Confederação do Equador e Aspecto do Piauí. Deixou ainda publicados vários discursos e conferências.

Foi um dos maiores polígrafos da terra piauiense. Faleceu em Teresina, em 28 de setembro 1928.

Fonte: Victor de Aguiar Filho.

Apoio Cultural: