Os ingleses são considerados os inventores do futebol moderno e para muitos historiadores o futebol brasileiro teve origem quando o jovem Charles Miller, filho de um engenheiro escocês que trabalhava no Brasil, trouxe da Inglaterra um fardamento esportivo e uma bola no distante ano de 1894.

Menos de 30 anos depois o esporte bretão já tinha se espalhado pelo país. Assim como no Brasil, os primeiros times de futebol de Castelo do Piauí que se tem notícia eram de famílias que pertenciam à elite política e econômica da época.

Segundo Waldeburg Sales, filho de Waldemar Sales que foi um dos jogadores da época, o futebol castelense pode ter tido sua origem na década de 30, em uma época romântica, quando a cidade ainda estava na categoria de vila e era chamada de Marvão. Na época existia  apenas dois times, um de nome Azul, que era da família Lima e outro chamado de encarnado (vermelho) esse dos Cardoso.

Amistoso em são Miguel do Tapuio

Por volta do ano de 1937 os dois times até então rivais dentro de campo, se juntaram e formaram o que pode ter sido a primeira seleção de futebol de Castelo do Piauí, para a disputa de um jogo amistoso na cidade de São Miguel do Tapuio contra a seleção local.

O jogo que era pra ter sido festivo, de amistoso não teve nada, com várias jogadas ríspidas e violentas por parte de ambas as partes. O placar do confronto entre as seleções, foi 1 X 0 para os castelenses com gol anotado por Waldemar Sales.

Ao final do jogo e com arbitragem caseira, a vitória foi muito comemorada o que deixou os ânimos alterados pelo time e torcida local. Os castelenses tinham como chefe da delegação Milton Lima (de terno preto na foto) que reuniu sua turma e os comunicou que iam retornar para evitar uma pancadaria ainda maior do que a do jogo e decidiu não mais participar das festividades.

Os jogadores

Waldemar Sales, Humberto Lima, Aloísio Lima, Raimundo Flurindo, Zé Sabão, Tom Zé, Ribamar Cardoso (goleiro), Ademar Campos, Miguel Geracindo, Waldemar Freitas, juiz da comarca de Marvão da época, Nelson Guanabara e João Cunha (de branco perto de Milton Lima) que também fazia parte da comissão técnica.


Texto: Augusto Júnior Vasconcelos. Publicado originalmente na coluna CDP Esporte no Portal CDP. Fonte: Waldeburg Sales e Dr Zé Lima.