A presença de luzes no céu é bastante comum em nossa região. O fenômeno é responsável por criar esferas que podem chegar a diversos tamanhos e formatos e aguçam a curiosidade nas pessoas desde muito tempo. No interior era comum se ouvir falar que essas luzes misteriosas do céu eram os chamados "aparelhos".
Na região do entorno da Pedra do Castelo, em um passado não muito distante, um raio de luz misterioso foi avistado no céu e sua claridade se expandia por pelo menos uns 6 km, no contou Francisco de Assis Ferreira, o Chico Catita.
Você sabia que de dentro da Pedra do Castelo saía uma luz brilhante? E que essa luz era do tamanho de uma bola gigante? Pronto, agora a história começa a ficar boa e intrigante.
A Pedra do Castelo
Distante cerca de 20 km da sede do município de Castelo do Piauí, o monumento é formado por vários blocos rochosos que interligados dão à impressão de ser uma única estrutura. Possui 18 metros de altura e treze compartimentos internos e sua arquitetura lembra um castelo dos mais imponentes do período medieval. O grande salão era o lugar mais requintado de todos no castelo, onde aconteciam banquetes com bebidas e muitas iguarias para a nobreza e os convidados em eras remotas.
Certo dia dois anjos a mando do Altíssimo foram até o castelo e durante as festas que sempre aconteciam no lugar, disfarçaram-se de belos súditos e presenciaram tudo o que se passava dentro do castelo. Quando o monarca ordenou a morte dos convidados, os anjos se rebelaram e transformaram toda a estrutura do castelo e todos que estavam lá, em pedra.
Dizem os moradores mais antigos da região, que em certas noites, é possível ouvir, gritos, gargalhadas, orquestras tocando com o som de instrumentos ecoando pelas aberturas do castelo e veem-se refletidas a luzes brilhando ao longe em cores variadas. A tal luz seria o exato momento em que o castelo está encantado e nessas noites, reencarna os antigos convivas que moravam nele?
A história da luz da Pedra do Castelo
A Pedra do Castelo é um lugar permeado de mistério, e, pelo que dizem os moradores, não foi à primeira vez que alguém viu uma luz vindo de lá. Disse o aposentado Francisco de Assis Ferreira, mais conhecido como Chico Catita, que morou um bom tempo na Pedreira, região próxima. A origem da luz misteriosa é envolta de muito misticismo e sabe-se que mesmo em altas horas da noite, sua claridade era tanta que parecia dia de tão forte.
"O que eu sei era que ela vinha da Pedra do Castelo e brilhava no céu, parecia um objeto redondo, meu pai viu, meu tio já viu, e eu, também, eu passava lá pelas aquelas bandas e, de repente, vi a luz. era por volta de meia-noite, mas não a encarei muito, não. Se encarar a coisa muda. Ela mexe com a gente, chega a crescer o cabelo, não sei se tinha alguma coisa que vinha de dentro dela, não tive coragem de encarar”, conta o senhor.
Ele acredita que ela esteja ligada às antigas lendas da Pedra do Castelo e que tenha algum poder, disse Catita, que é filho de um dos primeiros moradores do Bonito na época, o senhor Antonio Simplício, conhecido canoeiro do majestoso Poti. Não se sabe ao certo quando a luz apareceu pela primeira vez, muitas gerações de pessoas das comunidades próximas, já presenciaram tal aparição.
Com o passar do tempo e o aumento de movimentação no entorno da Pedra do Castelo, a luz misteriosa foi aos poucos desaparecendo. Segundo outros relatos, a luz desaparecia quando alguém se aproximava da Pedra do Castelo. Já para outros, a luz era uma espécie de visagem, somente fruto da imaginação dos que acreditam nos encantos da Pedra do Castelo.
O que seria a tal luz da Pedra do Castelo? Efeitos? Visagem? Ou ETs?
Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.
Arte: F Gerson Meneses.
Apoio Cultural:
0 Comentários