A cantoria de viola é uma forma de poesia cantada de improviso no interior da região Nordeste do Brasil. Ela traz a performance do repentista, discorre sobre a arte do improviso através de versos pelos repentistas sobre o universo que caracteriza a partir de depoimentos, comentários e narrativas.

Cantando em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes nas cantorias ou pelas participações nos programas de rádio. No improviso, o cantador guia-se por esses modelos estéticos, dentre os quais ressalto como o principal fundamento prático do repente o ritmo poético incorporado por esses poetas.

Violas do Meio Dia

Quando o ponteiro do relógio chegava ao meio dia e no rádio tocava a música "Viola Está Chorando" da dupla sertaneja João Mineiro & Marciano, entrava no ar um dos programas de maior audiência do rádio castelense.

O Violas do Meio Dia que sempre teve como apresentador o poeta repentista Edilson Monteiro Alves, é cearense da cidade de Tauá, mas reside há muito tempo mora em Castelo do Piauí. Junto com outros poetas, Edilson fez duplas memoráveis e grande sucesso que e ajudaram a fazer a boa qualidade do programa.

A partir de dezembro do ano de 1991 o “Violas do Meio Dia” passou a fazer parte da grade de programação da Rádio AM Cidade de Castelo do Piauí. Eram muitas as participações pelo telefone fixo e principalmente por cartas vindas dos mais distantes lugares da região circunvizinha.

O programa ficou no ar até o fechamento da AM Cidade. A audiência maciça vinha mais da zona rural onde o homem do campo após a lida do dia a dia, parava para almoçar e descansar um pouco depois do trabalho e na hora do almoço era sagrado o radinho de pilha ligado na frequência da emissora para sintonizar o Violas do Meio Dia.

Dentre as canções mais pedidas estavam: Comadre Joana e Mole Mole do poeta Louro Branco; Não Me Mate de Saudade ( autor desconhecido); Querida Volte Pra Mim, Seu Feliz Aniversário e Quero Vê Você Sofrendo de Edilson Monteiro.

Na programação da rádio Castelo FM que opera em 103,5 MHz, o Violas do Meio Dia voltou ao rádio castelense e novamente com o mesmo apresentador e DJ Squash na técnica de som, é outra vez campeão de audiência no horário do meio dia. Agora além do telefone fixo, tem também o Whatsapp, o site da emissora e App que fazem com que o programa chegue mais longe e atinja um público maior.

Texto e fotos: Augusto Júnior Vasconcelos

Apoio Cultural: