O ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, além de incentivar sua conservação e buscar a formação de uma consciência ambientalista.




Tem como objetivo atingir os princípios fundamentais do desenvolvimento sustentável, em que a “exploração” dos elementos naturais ocorre de forma consciente e ecologicamente c

correta.


Essa modalidade de turismo vem atraindo um número cada vez maior de pessoas que visam sair da rotina estressante dos núcleos urbanos, satisfazendo suas necessidades de repouso bem como a de se divertir.

Existe uma grande variedade de atividades no ecoturismo, sendo que quase todas as faixas etárias podem participar delas. Contemplação das paisagens naturais, trekking e banhos em cachoeiras com águas de temperatura agradável, por exemplo, são algumas delas.


A Cachoeira da Lembrada

O rio Poti tem suas principais nascentes na cidade de Quiterianópolis, no vizinho estado do Ceará, e nos proporciona paisagens de rara beleza. Se não bastasse a imponência do Cânion do Poti, ele ainda nos presenteia com a bela Cachoeira da Lembrada, localizada na zona rural da simpática e próspera Buriti dos Montes, próximo ao povoado Conceição dos Marreiros.



O trabalho de divulgação do Cânion do Poti como atrativo turístico, bem como o início da visitação turística ocorreu no ano de 2002 e de lá pra cá foram incontáveis os grupos, famílias, universidades, profissionais, emissoras de TV do cenário estadual e nacional que passaram pelo local. Além do acesso por Buriti dos Montes, pode se chegar partindo de Castelo e também por Juazeiro do Piauí, um dos melhores acessos. O conjunto formado pela beleza singular é de encher os olhos, possibilitando uma sensação simplesmente indescritível. 

A Cachoeira da Lembrada forma muitos buracos entre as pedras, formando um cenário muito bonito e com água onde os poucos privilegiados que se aventuram, ficam tomando banho.



Os motivos para se aventurar pela Cachoeira da Lembrada são muitos, mas não esqueça que a presença de um guia de turismo local é imprescindível, já que além de passar as informações sobre o atrativo e não deixar os visitantes frustrados, a presença do profissional de turismo contribui para a segurança do grupo.

Outro bom motivo para conhecer esse roteiro é que ele ainda te dá a oportunidade de conhecer o Cânion do Poti por outro acesso, em um trekking de 2 quilômetros de belezas sem igual nas margens do Majestoso Poti.

Para conhecer esse roteiro turístico bem como outros atrativos de nossa região, fale com a Eco Castelo Adventure através do Instagram @ecocasteloadventure e do telefone 86 9.9842-0052, agência de turismo receptivo em Castelo do Piauí.

Acesse e se inscreva no canal do Blog do Augusto Júnior no YouTube.

youtube.com/blogdoaugustojunior


Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.

Fotos: Juscelino Reis / Roberto Sousa / Robson Lima


Mais fotos









Apoio cultural