Gilvan Fiuza é um músico multi-instrumentista e autodidata. Desde a infância aprendeu a tocar vários instrumentos sozinho, feitos a partir de latas de doces e de querosene, como o banjo, a bateria, o violão.



Nascido na zona rural de Maranguape-CE, em um lugar chamado Bom Princípio, filho de Raimundo Conrado e Maria Nilda. No início da década de 1980, seus pais vieram morar na cidade de Castelo do Piauí, onde a maioria de sua família reside ainda hoje.

Gilvan deu seus primeiros passos de sua carreira musical tocando nas igrejas evangélicas do Ceará, passando depois a integrar bandas de músicas da região de Caucaia-CE e mais tarde em outros estados da federação, como na capital do Rio Grande do Norte.



Já experimente, o músico Fiuza recebeu convite para integrar bandas maiores, algumas até reconhecidas no território nacional, onde teve a oportunidade de acompanhar artistas consagrados como Fernando Mendes, José Augusto, Gretchen e Rita Cadilac, Cristian e Ralf, The Fivers, dentre outros.

Fiuza, que nessa época morava em São Paulo, ainda participou de alguns quadros de programas de televisão como o Programa do Ratinho e Os Astros, programa em que estavam presentes os produtores musicais Arnaldo Sacomani e Miranda.



Há dois anos o cearense de nascimento e castelense de coração voltou ao Piauí onde idealizou um projeto cultural de nome "Um violão que canta", em que se apresenta em praças, mercados, bares e eventos particulares.



Como dissemos, Fiuza é um músico multi-instrumentista e de muito talento, diga-se de passagem. Seu repertório é eclético e com uso de muitos instrumentos.

Mesmo não sendo especialista no assunto, percebo a qualidade ao ouvir o instrumental de Gilvan Fiuza.

Acesse e se inscreva no canal do Blog do Augusto Júnior no YouTube.

youtube.com/blogdoaugustojunior


Texto e Fotos: Augusto Júnior Vasconcelos.
Apoio Cultural: